BERÇÁRIO

Contamos com uma equipe de especialistas para trabalhar na primeira etapa da Educação Infantil, em que temos como finalidade o desenvolvimento integral da criança, já começando pelo Berçário, em seus aspectos físico, cognitivo, motor, afetivo, psicológico, intelectual e social.

 

Como diferencial, cuidamos dos nossos bebês em Período Integral. Por este motivo, nossa estrutura física foi especialmente projetada para atender todas as necessidades, assegurando higiene, segurança e conforto.

 

Dispomos de sala de sono, solário, lactário, fraldário e sala de estimulação específica para atendimento a bebês a partir dos 4 meses.

A pedagogia adotada pelo colégio para as vivências do Berçário são pautadas na abordagem de Reggio Emilia valorizando a representação simbólica, os espaços são organizados para serem ambientes educativos e lúdicos, há sempre momentos de atividades que permitem às crianças explorarem suas linguagens através da arte, pintura, musica, pesquisas, etc., colocando a criança sempre como protagonista de seu processo de aprendizado, sempre partindo de um movimento de escuta ativa.


A escuta ativa traz ao professor a tarefa da escuta e do reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança e ser capaz de escutar as crianças é ser capaz de mudar a forma como pensamos sobre elas.


Escutar crianças é um gesto sensível, que ultrapassa a ação, embora tenha início com ela. É um processo que demanda atenção, cuidado e, principalmente, disponibilidade – não só de tempo, mas de afeto. A complexidade esbarra em uma série de questões práticas, como a falta de tempo dos adultos para dar conta de todas as demandas das crianças. 

Espaços, Tempos, Materialidades e Integrações


As experiências vividas nos espaços do BERÇÁRIO possibilitam aos bebês, a interação e reflexão sobre o mundo que os cerca, sobre os elementos da natureza, sobre as relações com outras crianças e adultos, para que possam criar e testar suas hipóteses, construindo, assim, suas aprendizagens. As experiências, vivências, saberes e interesses infantis são pontos de partida para novos conhecimentos. 
A oferta de materiais e a organização dos espaços traduzem a intencionalidade docente, enquanto o estímulo ao planejamento e à autonomia favorecem o protagonismo infantil.

Os pais de nossos alunos ainda podem acompanhar o seu cotidiano escolar pelas câmeras instaladas nos ambientes.