EDUCAÇÃO INFANTIL

A aprendizagem ocorre de forma alegre e prazerosa. As crianças interagem com o conteúdo proposto através de projetos desenvolvidos em todos os componentes curriculares. O trabalho proporciona condições favoráveis ao processo de maturidade da criança, na formação de hábitos e atitudes, no comportamento social, emocional, motor e cognitivo.

Proposta Pedagógica

Acreditamos que educar o aluno para a competência, para a consciência social e a solidariedade requer um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo, crítico e flexível. Dentro do nosso processo, a aquisição do conhecimento é construída pelo próprio aluno, o que se leva, durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino - aprendizagem.

Baseado na orientação sociointeracionista, que valoriza a formação integral do aluno em aspectos físico, emocional cognitivo e suas relações com o próprio conhecimento, ao outro e ao mundo, numa abordagem que abrange valores educacionais, éticos e morais.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino e o material didático do Sistema Anglo de Ensino disponibiliza ferramentas pedagógicas que propõe uma metodologia de ensino inovadora, ultrapassando os limites de sala de aula.

O Sistema ANGLO respeita a transição de uma fase para a outra, valorizando a abordagem inter e multidisciplinar. Enfatiza a importância das relações sociais e o cuidado com a natureza, através de formas diferenciadas de registros das produções dos alunos. As atividades retomam os temas trabalhados e servem de base para o aprendizado de novos conteúdos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL - Espaço Educação

O Colégio Gato Xadrez é pioneiro no ensino de Educação Integral, internamente denominado “Espaço Educação”.

A proposta do curso é proporcionar uma formação completa, cooperativa, interdisciplinar e multicultural aos alunos.

Em período oposto ao das aulas, os alunos estudam e realizam as atividades propostas pelo ensino regular.

Assim integrados (Ensino Regular e Espaço Educação), o objetivo principal vincula-se à capacidade de proporcionar à criança uma formação plena para a manifestação e a ampliação de suas potencialidades, com o foco na autorrealização e na construção dos conhecimentos, além de usufruir de todos os espaços diferenciados do colégio para aprender e se divertir.

A educação deve, não só para a transmissão da cultura, mas também um provedor de visões alternativas do mundo e um fortalecedor da vontade de explorá-las.

Jerome Bruner