Rua Henrique Linderberg, 178 - Tatuapé - SP

+55 (11) 2227-5297

PROJETOS E PREMIAÇÕES

HISTÓRIA DOS COLÉGIO GATO XADREZ E CONDE DOMINGOS

O Recanto de Educação Infantil Colégio Gato Xadrez nasceu há mais de 30 anos, através do sonho daquelas que idealizaram uma pequena escola com uma proposta muito ousada e diferenciada para a época: respeito e valorização da criança em sua individualidade, ensino pela afetividade, convívio com animais e construção do conhecimento através da vivência.

Em 1995 foi criado o Colégio Conde Domingos para oferecer as séries iniciais do Ensino fundamental e atender à grande demanda dos pais “apaixonados” pela filosofia do Gato Xadrez, dando continuidade à mesma linha educacional adotada na Educação Infantil. A proposta dos colégios vai além da mera transmissão de conteúdos; ela contempla um ensino motivador que exige dos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos, a observação da atualidade, o contato com as próprias emoções e o entusiasmo diante da vida.

Assim, a singela proposta se solidificou e os Colégios cresceram naturalmente, impulsionados pelo desejo de fazer do ensino uma ferramenta útil no cotidiano, investindo, para tanto, na formação contínua de seus educadores. Enfim, eles são fruto de um trabalho verdadeiro, preparado com o “coração”, tendo como resultado as suas várias conquistas:

2019 - Prosseguimos nossa história...

Muitas realizações e novas histórias serão construídas...
Inovar e crescer: acreditamos que as metas são alcançadas quando sustentadas por sonhos, amor e valores consistentes, num Colégio que se propõe a ser “A VERDADEIRA ESCOLA DA VIDA”. 

2018 - Bilingual Partner da Cambridge

Colégios conquistam o selo de Bilingual Partner da Cambridge

2018 - Prêmio UNESCO

Os Colégios conquistam o prêmio no Concurso Público da Unesco, na França.

2018 - Implementação do GEAMA

Implementação do Grupo de Estudo Avançado em Matemática com turmas finalistas nas olimpíadas de matemática da Unicamp e OPM.

2017 - Muitas conquistas

- Colégio Conde Domingos incorpora Programa Bilíngue no currículo.

- II Edição do Concurso Público Literário com premiação de diversos alunos.

- Visita ao Gato Xadrez do ilustríssimo presidente da Cambridge Inertnational.

- Premiação do concurso Le Gesté in Liberté em Troyes, França.

 

2016 - Autores do Concurso Público Literário

Envolvendo e integrando escolas públicas e da Rede Pea Unesco. Outorgado título mestre de talentos. 

2015 - Concurso de Artes Unesco “Le Geste en Liberté”

A Unesco nos diplomou pela terceira vez como um Colégio artístico e visionário. Duas de nossas obras foram destaques no concurso sob o tem: Visage e Masque.

2014 - Ano de muitas Conquistas!

-Realização do 1º Evento de Certificação Internacional pelo Valencia College.
-Fomos medalha de Ouro nas Olimpíadas externas de Astronomia.
-Nossa Estudante Ana Beatriz, 14 anos, escreveu seu primeiro livro e foi destaque na Bienal do Livro.
-Pelo décimo ano consecutivo, fomos vencedores no Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Paulo.

2013 - Certificação do Projeto Pen Friends Cambridge English

2013 – Prêmio Iberoamericano

Pelo 7° ano consecutivo, os colégios Gato Xadrez e Conde Domingos receberam o maior prêmio Iberoamericano em qualidade educativa. O ponto alto do evento foi a entrega do título, da estola e das medalhas de Embaixador Parlamentario Mundial pelo Presidente do Parlamento Mundial de Educação, Dr. Gabriel Pirato, à direção dos colégios pela contribuição educativa no Brasil.

2013 - Novo projeto de Intercâmbio Cultural na Europa

Os colégios ampliam suas unidades em novo território, em Madrid na Espanha será sua nova sede para quem quer estudar na Europa.

2012 - Parceria Conde Domingos com a POLI-USP

Implantação do Projeto de Iniciação Científica e Mecatrônica através da acessória Pedagógica dirigido aos alunos do PET (Programa de Educação Tutorial), estes estudantes de engenharia atuam como multiplicadores repassando conceitos e práticas ligadas a automação aos alunos do Conde Domingos e rede pública de ensino.

2012 - Centro Preparatório e Aplicador dos Exames Cambridge

Em parceria com o Centro Britânico, o Colégio Conde Domingos disponibilizou em seu espaço físico o exame para que os alunos obtivessem o certificado de proficiência da Inglaterra.

2011 - Plataforma digital

Implantação de iPad e lousa digital como ferramentas tecnológicas aprimorando, dinamizando o processo de Ensino Aprendizagem.

2011 - Escola parceira dos Direitos da Criança, premiação “Prêmio das Crianças do Mundo”

 

2010 - Membro de Honra no Conselho Ibero Americano de Educação

2010 - Prêmio Qualidade Pan-Americano

A 19ª edição do Troféu Incentivo a Qualidade foi realizada no Hotel Marriott, onde reuniu as melhores empresas e instituições de ensino latino americanas. 

2010 - Colégios Gato Xadrez e Conde Domingos são premiados em Houston, Texas - USA

Os Colégios conquistam o “Prêmi BIZZ”. A “World Confederation of Businesses” (Confederação Mundial de Negócios) é uma das maiores organizações empresariais, com cerca de 3000 companhias associadas, que representam mais de 50 países. 

2009 - Selo de Escola Solidária

O projeto é desenvolvido pelo “Faça Parte”; parcerias: MEC – Ministério da Educação, CONSED – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e UNESCO. Ele certifica experiências de voluntariado educativo nas escolas brasileiras. Em mais um ano, nossos colégios receberam o selo por mostrarem a força transformadora que possuem ao assumir o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, pautada nos ideais de cidadania e solidariedade. 

2009 - Colégio Gato Xadrez assume a diretoria do Brasil em um Conselho de Educação Internacional

Neste ano, o Conselho Iberoamericano promoveu o V Encontro sob o tema “Educando para o êxito e famílias felizes”, no qual o Colégio Gato Xadrez reitera sua participação como membro e assume através de suas representantes. Fomos escolhidos por unanimidade pela diretoria do Conselho Iberoamericano para a gestão 2009/2010; tendo como funções representar o Conselho Iberoamericano perante as autoridades educativas brasileiras, promover a implementação das propostas educativas firmadas pelo conselho, promover a incorporação de novos membros, instituições e/ou profissionais, divulgar informações, participar de comitês de avaliação e oficinas educativas. 

2009 - Implementação da CIA-Agency
(Cultural Interchange Agency) 

Os Colégios Gato Xadrez e Conde Domingos fazem uma parceria, com vistas a proporcionar a construção de novos conhecimentos através de uma vivência internacional.
Esse intercâmbio cultural propõe uma assessoria como guardianship aos alunos do colégio, bem como ao público em geral para uma experiência em Elementary School, Middle School, High School, College e 
University, em continuidade e como especialização para o curso do BEC - curso bilíngue dos colégios. Ele oferece vivências culturais, seminários, congressos, atividades na área esportiva, através de parcerias com clubes esportivos da Flórida. 

2008 - Colégio Gato Xadrez e Colégio Conde Domingos recebem a comenda da Câmara Brasileira de Cultura. 

A equipe diretiva dos colégios foi outorgada com a edição histórica da “Cruz do Reconhecimento Social e Cultural” em sessão solene realizada no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A Câmara Brasileira de Cultura, organização não governamental, criada com o intuito de preservar a cultura e a história em nosso país, homenageou cidadãos de vários segmentos sociais que se destacaram em seus setores de atividade, especialmente os de caráter acadêmico.

2008 - Prêmio Sucesso de Empreendedores 

O prêmio tem por objetivo reconhecer, distinguir e colocar em evidência as empresas que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento do nosso país, e que figuram dentre as melhores em seu setor de atuação.  A conclusão a que se chega é o diferencial evidente: incentivo ao desenvolvimento das inúmeras habilidades do educando, o foco em sua autoestima, a metodologia adequada de ensino e uma educação voltada para a felicidade e para a vida.

2008 - TOP 50 

Em matéria publicada no jornal “O Estado de São Paulo” em 04/04/08, nossos Colégios figuram entre as 50 melhores escolas da capital, sendo que o Ensino médio tem apenas 2 anos de funcionamento. 

2008 - O “Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa” outorga  ao Colégio Gato Xadrez o título de doutorado em educação ibero-americana. 

é um organismo internacional não governamental, que reúne diversos profissionais multidisciplinares de várias nacionalidades, com o objetivo de pesquisar e impulsionar o desenvolvimento das nossas nações através da mudança dos atuais sistemas educativos, buscando um modelo próprio, humanista, autêntico e integral.

2008 - 1º lugar no Mundo em concurso Público UNESCO

Os colégios foram agraciados com o 1° lugar no Concurso Internacional de Artes Visuais promovido pela UNESCO - Geste en Liberté du Centre Louis François, em Troyes – França (40 países participantes com mais de 6.200 obras artísticas). Através deste trabalho, elevamos o nome do Brasil junto aos outros de grande prestígio. O trabalho premiado, “Animais em Extinção”, teve por objetivo despertar a consciência sobre a exploração inadequada dos recursos naturais, responsável pela extinção de centenas de espécies da fauna brasileira.

2008 - Jubileu de Prata do Colégio Gato Xadrez 

No dia 20/03 comemoramos os 25 anos de existência do Colégio Gato Xadrez com uma belíssima cerimônia na Câmara Municipal de SP. A emoção esteve presente em todos os participantes do evento. Contamos com a presença de cerca de 300 pessoas, dentre elas: educadores do Colégio, pais de alunos, alunos, autoridades, colaboradores, companheiros do Rotary Alto da Mooca, membros do Conselho Comunitário do Estado de São Paulo e os primeiros bebês do Colégio que hoje são profissionais de sucesso.

2007 - Prêmio Marketing e Empreendedores

Considerando critérios como filosofia empresarial, atendimento ao cliente, qualidade na prestação do serviço, credibilidade no mercado e eficácia das ações de marketing operacional, os colégios foram indicados para receber o Prêmio Marketing e Empreendedores 2007.

2007 - Reafirmação do Selo de Escola Solidária

Pela 2ª vez consecutiva, o Instituto “Faça Parte” reconheceu nossos colégios como exemplo de ação educativa, através da publicação de nossos projetos de relevância sócio-educativa. 

2007 - 1º Intercâmbio EUA & Brasil de professores

A americana Michelle C. Hulsewe, por intermédio do BEC, teve a oportunidade de vivenciar nosso ambiente educacional, bem como de oferecer às nossas crianças uma experiência comunicativa interessante, visto que a professora nativa dos EUA compartilhou expressões idiomáticas, costumes e valores do povo norte-americano.

2007 - Colégio Gato Xadrez recebe do Comitê de avaliação do Consejo Iberoamericano en honor a la calidad educativa, o Trofeo en Honor a la Excelencia Educativa 2007

O Colégio Gato Xadrez foi o primeiro da educação básica no Brasil a ser eleito como membro benemérito do Conselho Ibero-americano. A indicação do prêmio provém da UNESCO, tendo em vista o trabalho do colégio no estímulo aos valores, à ética e à responsabilidade social. Tal reconhecimento é um dos mais importantes prêmios entregues a profissionais de grande prestígio e instituições líderes na educação ibero-americana.

2006 - Adoção do Sistema Anglo de Ensino e Abertura do Ensino Médio

Após rigorosas avaliações realizadas pela equipe diretiva do Colégio para selecionar os melhores sistemas de ensino e a observação do mercado quanto aos resultados obtidos pelos alunos nas melhores universidades do país, adotamos o sistema Anglo de ensino. Aliado à nossa metodologia, ele possibilita ao aluno aprendizagem progressiva – trabalho com o currículo em espiral, no qual os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nas séries. Concomitantemente, iniciamos as primeiras séries do Ensino médio, contando com a experiência de um dos autores do material do cursinho do Anglo. Contratamos professores com experiência em cursinhos, com sólida formação e didática comprovada, sendo que o Conde Domingos é a primeira escola a utilizar esse esquema.

2005 - Implantação de software livre

Nosso “norte” é oferecer aos alunos inovações tecnológicas para levá-los a qualificações diferenciadas quando estes estiverem no mercado de trabalho. Para tanto, fizemos uma parceria com a Alternativa Linux, adotando em nossa grade curricular para os alunos do 9º ano o treinamento em software livre, com o sistema operacional Linux e Open Office para edição de textos (write), ambientes gráficos (gimp), apresentações (draw) e planilha eletrônicas (calc).

2005 - Prêmio Top of Mind

Resultado de um trabalho de pesquisa que durou 1 ano, onde mais de 1000 consumidores são entrevistados. A tabulação dos resultados conferiu aos Colégios a indicação ao prêmio.

2004 - 8º lugar em Concurso Público Internacional

A premiação do concurso se deu na cidade de Troyes - França, sob o tema “Pequeno ou Grande: uma questão de ponto de vista”. O trabalho dos nossos alunos do  1º ano obteve a 8ª classificação na categoria de 8 a 10 anos, através de uma obra de arte inspirada no Planeta Terra rodeado pelas mãos das crianças.

2004 - Prêmio Top of Quality

Os colégios foram conhecidos com um grupo de empresas e profissionais que se destacaram ao longo do ano com produtos e serviços de qualidade comprovada.

2003 - Selo de Escola Solidária

Pelo comprovado trabalho de assistência e amparo a comunidades carentes, reconhecimento de atuação social e transformador da realidade.

2003 - Prêmio Quality Brasil

Indicados pela comunidade escolar, tivemos a honra de receber o Prêmio Quality Brasil que visa reconhecer, distinguir e premiar empresas no mercado brasileiro.

2002 - Nascimento do Projeto Empreendedor

Com o objetivo de formar líderes para o trabalho em equipe e que assumam a responsabilidade sobre suas ações, desenvolvemos o projeto empreendedor. O trabalho é dividido em 2 áreas: visitas monitoradas a empresas (estudos de campo) e criação de empresas e produtos confeccionados pelos alunos. No 2º semestre do ano, os produtos confeccionados pelas equipes são expostos e comercializados na Feira do Empreendedor, no Colégio. Os valores arrecadados com a venda dos produtos pertencem ao próprio grupo. 

2002 - Visita Educacional (Inglaterra) 

Visando incorporar práticas inovadoras da educação européia em nosso Colégio, a Equipe diretiva visitou diversas escolas, desde a Educação infantil até as Universidades. A experiência foi compartilhada com toda a equipe de educadores: a diferença entre as culturas, a estrutura física das entidades escolares, os internatos, a disciplina, as atividades voltadas para a vivência, com vistas ao aprimoramento da nossa prática.

2001 - Rotary Internacional Califórnia – distrito 5330 

Recebemos a visita de um grupo de rotarianos norte-americanos que realizou uma pesquisa nas escolas do Brasil sobre o quesito qualidade. A grande surpresa do grupo foi constatar o trabalho diferenciado de nossos colégios que, segundo eles, iguala-se ao dos países mais desenvolvidos.

2000 - Criação do Projeto Bilíngue - atual Bilingual Educational Center (BEC)

O inglês é reconhecidamente um instrumento de comunicação internacional. Além de ser a língua dos negócios (fundamental para a ascensão profissional) é, entre outras coisas, a língua da Internet (onde se concretiza o intercâmbio cultural das nações). Priorizamos a vivência de situações práticas, como se os alunos as estivessem vivenciando no exterior. No período das aulas não se fala português. O objetivo é experimentar o uso da língua inglesa de forma prazerosa, desde comer, estudar e até brincar no dia-a-dia.

2000 - Inserção do curso de Ciência tecnológica e Robótica pedagógica e Autoria multimídia 

Para vencer os grandes desafios da educação de nossa época, relacionamos conteúdos vistos em sala de aula às situações do cotidiano do aluno. Esse curso é voltado para a pesquisa, investigação e construção de modelos através dos materiais Lego Dacta, Fischer technik e K'nex, que simulam máquinas e sistemas do mundo real, levando o aluno a aplicar o que aprendeu.

1999 - Certificação UNESCO

Recebemos a visita de um grupo de rotarianos norte-americanos que realizou uma pesquisa nas escolas do Brasil sobre o quesito qualidade. A grande surpresa do grupo foi constatar o trabalho diferenciado de nossos colégios que, segundo eles, iguala-se ao dos países mais desenvolvidos.

...