Rua Henrique Linderberg, 178 - Tatuapé - SP

MISSÃO, HISTÓRIA E FILOSOFIA

Os Colégios Gato Xadrez e Conde Domingos nasceram do ideal de trabalhar para uma sociedade mais justa e humanizada, preparando indivíduos críticos e participativos, focados na plena cidadania e, acima de tudo, felizes.

Da utopia à realidade, nossa proposta de educação se consolidou com metodologia inovadora que prepara nossos alunos para a sociedade do seu tempo, com suas exigências e desafios, preparando-os para interagir com  ela em prol de objetivos individuais e coletivos.

• gatoxadrez-crianças (1).jpeg
  • gatoxadrez-crianças (2).jpeg

NOSSA MISSÃO

É realizar a proposta sócio-interacionista que com uma sólida base educacional, valorizar a formação integral do aluno: físico, emocional, cognitivo e suas relações com o conhecimento, consigo mesmo, com o outro e com o mundo, numa abordagem diferenciada, abrangendo valores éticos e morais.

Um dos principais papéis reservados à educação é o de  capacitar o indivíduo a dominar o próprio desenvolvimento, fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o "passaporte para a vida", levando-o a compreender melhor a si mesmo a aos outros. PREPARAMOS O SEU FILHO PARA UM FUTURO DE SUCESSO!

NOSSO COMPROMISSO

É formar o ser humano como um todo, preparando para a vida e construindo através de si, uma sociedade melhor.

NOSSO PROPÓSITO

É formar seres autônomos, inteligentes, críticos, criativos e acima de tudo, felizes!

COLÉGIO INTEGRADO PEA-UNESCO

Nossos alunos possuem um constante intercâmbio cultural através de diversas instituições.

Compartilhamos trabalhos e projetos cujo propósito abarca às mais nobres causas. Atividades educativas relacionadas a Cultura de Paz, educação para um mundo sustentável e a construção da cidadania.

Essas iniciativas têm por objetivo garantir valores humanitários, como o respeito e a tolerância às diferenças individuais, à diversidade étnica e religiosa, posturas que devem formar um cidadão responsável pela transmissão desses princípios e interessado em promover o bem-estar social.

O Colégio Gato Xadrez nasceu há mais de 30 anos com uma proposta inovadora e ousada para a época, trabalha construtivamente, proporcionando convivência com animais e valorizando a criança em sua individualidade.

O Colégio Gato Xadrez nasceu há mais de 30 ANOS com uma proposta inovadora e ousada para a época, trabalha construtivamente, proporcionando convivência com animais e valorizando a criança em sua individualidade.

PROCESSO EDUCATIVO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS

A Educação

A educação deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.
Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma, é possível a formação de um ser humano com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a se conhecer, a desenvolver a capacidade afetiva, possuir visão inovadora.

A Escola

A escola, como instituição social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.
Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo. Esta visão deverá dar-lhe condições para uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza.

O Homem

O homem é um ser bio-psico-sócio-cultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.
Dentro deste sentido amplo e complexo, o homem deve ser atendido em toda a sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade, para que analise, compreenda e intervenha na realidade.
É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, saber inovar, saber refletir, saber fazer, saber ser crítico e saber ser ético.

O Professor

O professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca “inovar e inovar-se”.

AGENDE SUA VISITA

Nossos alunos são preparados para fazer a diferença e serem protagonistas da própria história. Somos REFERÊNCIA em EDUCAÇÃO há mais de 37 anos, estamos em constante evolução e conectados com os novos tempos.